Nosso blog

Nossos conteúdos são criados com muito carinho pensando sempre em compartilhar conhecimento e gerar valor em nosso ecosistema de inovação.

inovação radical

Por que a inovação radical transformará seu negócio?

Aqui vai uma verdade inconveniente: A seu tempo, tudo na vida, como conhecemos, irá perecer. Isso se aplica a relacionamentos, empregos, e também a seus negócios. Esta não é uma visão niilista; apenas a mais pura realidade. Em vez de tomar isso tudo como uma derrota, proponho olharmos sob nova perspectiva, como um fenômeno incrível e renovador.

Na matemática e no mundo da gestão de projetos, esse fenômeno é descrito, de forma lúdica, pela chamada curva-S. Esta descreve um padrão predizível para qualquer coisa que se desenvolve no tempo: você nasce, você cresce e gradualmente e mais rapidamente você desacelera conforme amadurece e, então, você desaparece. Essa trajetória é um fato para as pessoas, organizações, cidades, países e civilizações. Cada um de nós está em algum lugar dentro dos limites de sua própria e única curva-S.

Observar o mundo a partir desta perspectiva, significa aceitar que desde o começo você e sua empresa chegarão ao seu respectivo fim um dia. Obviamente, temos a tendência de atrasar ao máximo a chegada deste dia. O segredo, entretanto, não está na fuga para um Oásis místico no deserto nem uma dose de epinefrina -adrenalina- na jugular. De uma forma otimista, acredito que existem meios para que empresas previnam o declínio inevitável, não prolongando sua curva-S, mas quando o tempo chegar, pular para um nova.

Mas, por que pular? Não seria mais adequado estender a curva-S indefinidamente?

Fazer isso seria possível até alguns anos atrás, mas não mais. A visão do mercado atual está marcada pelos remanescentes da obsoleta tecnologia Neolítica de pintura de cavernas: inove ou morra. Nosso horizonte digital está mudando tão rapidamente que suas premissas a respeito do mercado de ontem estarão, provavelmente, defasadas hoje quando você trocar seu aparelho celular. As lições de negócios que aprendemos na escola ou naquela pós-graduação, que poderiam salvar empresas 10 anos atrás, talvez poderiam arruinar estas hoje. As regras estão, continuamente, sendo alteradas.

Para prolongar a vida da sua curva-S, você precisará empregar inovação incremental, que se trata essencialmente em, melhorar seus produtos ou serviços atuais, aprimorando suas funcionalidades, ou reduzindo os custos operacionais. A ideia básica é utilizar a criatividade para reviver ideias antigas como novas, numa forma mais atraente, que possam ser recicladas várias vezes. Existem ferramentas incríveis que se utilizam do conceito da busca contínua por aprimoramento: Lean Manufacturing, Six Sigma, Kaizen, Scrum e Design Thinking. Estas são iniciativas de engenharia que promovem a evolução contínua de produtos, serviços e meios de produção.

A melhor forma de embarcar em uma nova curva é através da inovação radical. O livro de Magnus Penker, "Play Bold", mostra que negócios que se adaptam a essa forma de pensar tornam-se, por necessidade, mais estruturadas e eficientes em seus procedimentos ao capturar, testar, e lançar pilotos de ideias. Isso as ajuda criar um perfil de inovadoras incrementais.

Aqui na penseap, costumamos levar aos nossos clientes o conceito de POC - Prova De Conceito - em que validamos hipóteses de tecnologia ou de negócios. Ao estudar certos tipos de problemas que desejamos resolver, determinamos um modelo de solução hipotética que, presumidamente, possa resolve-los. De uma forma rápida e econômica, criamos uma solução que nos permita validar esta hipótese. Com base nos resultados, decidimos se devemos "pivotar" - mudar a estratégia e seguir um novo caminho - ou investimos mais esforço para aprimorar aquela solução e disruptar.

A inovação radical tem um impacto muito maior nas atividades econômicas que a incremental. Isso porque cria novos mercados e estabelece novos produtos que superam os existentes. Inovadores radicais trazem transformação ao introduzir produtos e serviços disruptivos.

Inovações incrementais teu um papel fundamental, pois aprimoram a curva-S, mas que o mercado tende a eventualmente destruir, levando a empresa junto. As novas curvas-S, geradas pela inovação radical abrem caminho para a continuidade do negócio através da adaptação com o processo de transformação. Isso não significa que você não irá mais falhar - você irá! Mas mesmo a falha poderá ajudá-lo.

É preciso apenas tomar um pouco de cautela quando o assunto é falha. O tipo errado de falha pode ser devastador. Pular entre inovações sem ter certeza sobre se sua direção é adequada para seu negócio é como jogar os dados para decidir seu futuro. É irresponsável aconselhar líderes de negócios a assumir o papel de "vamos ver no que vai dar, não temos nada a temer."

Empresas de sucesso aprendem como falhar, mas do jeito certo. Elas possuem métodos de experimentação que, em caso de falha, não levam a empresa a bancarrota e não prejudicam seu futuro. Assim como fazemos na penseapp em nosso processo de criação de produtos, nossas famosas POCs são controladas e possuem resultado independente do produto ou serviço ao qual estão inseridas, de modo que resultados negativos não afetam a operação do cliente como um todo.

É fundamental lembrar que estar na curva-S é apenas estar em um determinado ponto e não um destino. Isto é, apenas mais uma coisa viva que respira, cresce, estabiliza e eventualmente desaparece. É por isso que estratégias de longo prazo devem incluir um plano para, continuamente, procurar por novas curvas-S, em áreas de sua excelência e em mercados que você talvez ainda não conheça. O futuro depende de sua habilidade em se adaptar às mudanças.

Se você deseja saber como fazemos para, continuamente, revisar e construir nossas novas estratégias, leia nosso artigo sobre OKRs - objective and key-results. Essa metodologia de criação e gestão de objetivos transformou empresas como o Google e estão conectadas com a visão que não podemos nos perder em planos a perder de vista. Estar atento ao que está acontecendo e às novas necessidades do mercado é que o permitirá pular para uma nova curva-S e criar inovações radicais.

Quer ficar por dentro do universo da inovação e do software? Siga a penseapp no Linkedin, Instagram e Facebook.